domingo, março 26, 2006

Elas dão vida às mulheres de Chico Buarque!


Elas cantam e encantam. Com um repertório único e exclusivamente dedicado à obra de Chico Buarque de Hollanda, o grupo vocal feminino "Mulheres de Hollanda" chegou de fininho e com muito carisma e competência, vai conquistando uma grande fatia do exigente público carioca que, com muita satisfação lotam todas as "casas" onde elas se apresentam. Composto pelas doces e marcantes vozes de Karla Boechat, Ana Cuba, Malu von Krüger, Eliza Lacerda e Marcela Mangabeira, o grupo que ainda conta com a cantora Adriana Poças que está em licença maternidade, vem se tornando uma grande referência dos conjuntos vocais do Rio de Janeiro, quiçá do Brasil.

Um trabalho que foi ensaiado por quase quatro anos, antes de sua estréia em 2004. Estréia essa realizada para uma platéia de músicos, ou seja, ouvidos apurados e muito conhecimento sobre o que estava acontecendo. Mas como já disse acima, o trabalho, a competência e o carisma falaram mais alto. Um sucesso total. Daí pra frente era só mostrar a cara; foi o que elas fizeram e estão fazendo.

Não estou aqui para contar a história das "de Hollanda", mas sim estou para modestamente, escrever sobre o que elas fazem no palco. Na verdade, chega a ser complicado tentar analisar um trabalho tão elaborado. Não existe um único movimento feito no palco que seja por acaso. Tudo é minuciosamente ensaiado: um olhar, um sorriso, um gesto, uma piada, uma gargalhada. Até o que não estava combinado vira cena no show seguinte, tal a maneira com que elas se entregam no palco. Ali, na frente do público, elas não são mais: Karla, Ana, Eliza, Malu e Marcela. Elas são as “Mulheres de Hollanda”, na acepção da expressão. São: Ritas, Joanas, Helenas, Genis, Bárbaras, Cecílias, Angélicas, entre tantas outras ainda não cantadas por elas, mas citadas nos versos do seu supremo inspirador.

É engraçado, quando ao fim de cada show, percebemos as pessoas comentando sobre as músicas, os arranjos que mais impressionaram. Não se consegue chegar a um consenso, cada um sai com uma canção na ponta da língua. É gostoso ver a "guerra" de notas das diferentes canções sendo assobiadas ao final dos shows. Isso comprova a qualidade do espetáculo, onde do início ao fim, cinco mulheres levam o público ao delírio, não somente pela beleza de cada uma, mas pela qualidade que oferecem durante pouco mais de uma hora.

Como elas mesmas dizem: "Se você gosta de Música Brasileira - especificamente de Chico Buarque de Hollanda – e é um dos que até agora só 'ouviu falar' destas Mulheres, está mais do que na hora de 'ouvi-las cantar'!".

Visitem http://mulheresdehollanda.multiply.com e conheçam mais sobre esses passarinhos buarquianos.

Vejam alguns depoimentos sobre "Mulheres de Hollanda":

"Fiquei muito impressionado com a qualidade do show, coisa rara hoje em dia. Com os arranjos, com a eficiência das 'meninas' no canto e na encenação, com a iluminação, com o som, enfim, com o cuidado em todos os detalhes que um projeto desses merece. 'Mulheres de Hollanda', além de ser um espetáculo de rara beleza por si só, é ainda uma grande idéia! Parabéns meninas, por nos dar acesso a tanta qualidade num só espetáculo!". (Roberto Menescal - músico, compositor)

"Estas Mulheres de Hollanda aí não estão pra brincadeira. Com apuro e sensibilidade, chegam devagarinho e dominam a cena com técnica e emoção. E feminilidade. E beleza. Que sorte que tem esse tal de Chico, chamado Hollanda, de ser cantado por essas fantásticas Mulheres, cada uma com seu charme, seu jeito e seu coração. E que sorte temos nós, também, de podermos nos deixar levar, como as duas moças de 'Mar e Lua', pelo som dessas mulheres correnteza abaixo, boiando com algas, sentindo arrepios, marcados para sempre por sua sonoridade bela, intensa e feminina. Longa vida a elas, Mulheres de Hollanda e também de todos nós, encantados pelo seu som". (Juca Filho - músico, compositor)

"Estava eu lá, na platéia, curiosa sobre a estréia. A boa vontade era grande, achei que seria bom e tal, afinal, Chico é Chico. Mas acontece que eu achei que já tinha visto tudo sobre Chico. E grupo vocal também não é novidade, entre outros ótimos e com muito mais estrada. Isso tudo eu pensava antes. Quando elas começaram a cantar, não pensei mais nada. Tudo isso eu achava antes e, quando elas começaram a cantar, me perdi. Destaque especial para 'Mar e Lua', cujo arranjo aquático desencadeou um filme na minha cabeça e eu não sabia mais se estava vendo as moças no palco ou tendo um tipo de alucinação. Foi uma encantadora experiência de qualidade superior, vinda de repente e me pegando de surpresa. É muito difícil deixar uma marca quando a gente pisa no terreno do clássico. E elas conseguiram, tanto que estou aqui, tanto tempo depois, gostando de me lembrar disso". (Suely Mesquita - cantora, compositora, preparadora vocal )


12 comentários:

Anônimo disse...

aeww será que agora vai dar certoo!!! TOMARA...
sem comentário essas meninas... não conheço mto bem... MAIS TENHO CERTEZA QUE DEVEM SER MARAVILHOSAS!!!
Parabéns pelo trabalho...
e Cuide bem da minha dinda!!! :D
beijos...:*

Natália Arduino disse...

Eu estou no grupo de pessoas que só ouviu falar delas, ainda não as ouvi cantar... mas isto é um erro que eu pretendo reparar em muito breve !
Beijos
Naty

Anônimo disse...

Mais uma vez voce divulgando o que tem valor.Mulheres de Holanda morro de vontade de conhecer, infelizmente ainda não tive chance, mas já soube pela minha amiga Yasmine, fan de carteirinha delas, que são simplesmente demais!!!Espero que em breve o trabalho delas seja divulgado por todo este pais e que elas venham fazer um show aqui em bh.
Parabens Cesar, sou sua fan, por todo este trabalho de divulgação.Voce é simplesmente 100!

Anônimo disse...

esqueci de assinar meu ultimo post: Milu duarte.Beijos de novo!

Anônimo disse...

Muito legal que está isso aqui!
Muito informativo e com textos muito bem escritos!
Parabéns César! Continue dando essas boas dicas pra nós!
bjos
Eliza

Anônimo disse...

Oooi César! Passei aqui pra te prestigiar... Já entrei algumas vezes que você enviou o link, mas nunca parei para comentar.
Boa sorte nesse projeto, viu!
Oh, avise aqui para os seus leitores que está tendo um curso sobre Música Brasileira no Estação Botafogo. Começou no dia 20 e ainda há vagas. "Música Brasileira: Bossa e Balanço, Presente e
Futuro", com o DJ Jorge Luiz. Será um passeio pela música brasileira - da sua sofisticação na Bossa Nova, passando pela modernização na Tropicália, até os dias de hoje. Toda segunda (18 às 20h). Inscrição pelo telefone 2539-1505 ou laboratorioestacao@gmail.com. O custo não é baixo (R$400 com opção de parcelamento em duas vezes) mas o professor é muito bom.
Para quem pode, é uma boa pedida.
:o)

Beijão, Cesinha!

Anônimo disse...

Cesinha!
Lindo tudo!!
Obrigado sempre pelo carinho com as "mulheres". :o)
beijoca
Malu

Anônimo disse...

Parabéns César pelo belo trabalho que vem fazendo com as nossas queridinhas.
Está realmete maravilhoso!
Elas merecem!!!
Abraço grande.

Anônimo disse...

Parabéns pro César, pelo incentivo que ele dá à arte de uma forma geral. Um cara novo e ligado no que há de melhor na nossa música! Fui ver Mulheres de Holanda e gostei muito. Acho corajoso, hoje em dia, um grupo iniciar carreira com um repertório tão sofisticado. Fizemos o mesmo num CD (Chico em Cy). Na época, era o ano de 1990, as pessoas diziam que estávamos na contramão. Mas que bom que essa contramão é cantar o Chico. Valeu a pena como acho que vai valer para as Mulheres. Elas nos dão uma aula de bom gosto e competência. Parabéns pra todos que estão neste projeto.
E bola pra frente! beijos, Cynara (do Quarteto em Cy)

Anônimo disse...

ei, Cesar!
que bacana está isto aqui!
PARABÉNS!

e obrigada pelo carinho com as Mulheres de Hollanda e pelo espaço dedicado a nós aqui no seu blog!

fico feliz com a repercussão do trabalho! que bom que as possibilidades são infinitas em se tratando de Chico e que bom que as opiniões são sempre favoráveis! é pra isso que a gente trabalha: pra passar pra quem nos vê a mesma paixão e alegria que a gente sente cantando!

obrigada a todos!!
grande beijo!!
Karla Boechat

Anônimo disse...

Vocês sabiam que exite um cover de Chico Buarque com voz igual e olhos verdes? Não? pois é exite.
è BBeto Tenorio um Paulistano de 44 anos que vem dando o que falar nos bares de SP. inf;11 31013932 ou pelo email chicobuarquecover@hotmail.com a/c Elaine Secanho

Anônimo disse...

Vocês sabiam que exite um cover de Chico Buarque com voz igual e olhos verdes? Não? pois é exite.
è BBeto Tenorio um Paulistano de 44 anos que vem dando o que falar nos bares de SP. inf;11 31013932 ou pelo email chicobuarquecover@hotmail.com a/c Elaine Secanho