terça-feira, junho 06, 2006

"Au, au, au. Hi-ho hi-ho. Miau, miau, miau. Cocorocó."



Como é bom ser criança. Melhor do que ser criança é crescer ouvindo e aprendendo músicas e histórias de qualidade e com conteúdo relevante, informativo.

Em uma montagem completamente inovada de "Os Saltimbancos", peça infantil de Chico Buarque de Hollanda, o grupo teatral Mequetrefe conquistou o público infantil e adulto de Niterói. Os pais que levaram seus filhos para se divertir na peça tiveram uma grande e positiva surpresa, pois puderam dar muitas risadas e acabaram se sentindo crianças também. O roteiro é muito bem conduzido, os improvisos são feitos nas horas certas e o entrosamento entre os atores é notável.

Acabarei sendo repetitivo por estar sempre falando sobre competência nos meus textos aqui do "Salve a MPB", só que, mais uma vez, me deparei com outro grupo esforçado, que tem na alta qualidade do trabalho que faz uma prova concreta de que a arte nacional vive – só não tem oportunidade e espaço. Fico cá pensando com meus 'borbotões': "Esse espetáculo, sucesso de público e crítica, não pode ficar restrito a Niterói." É preciso que espaços sejam abertos para esse tipo de trabalho. Não podemos ficar à mercê da boa vontade de empresários. É necessário incentivar a cultura brasileira e aqueles que se esforçam pela propagação dela.

De pé e com palmas, saúdo Thais Galliac (gata), Juliana Gigante (galinha), Daniel Chevrand (cachorro) e Thiago Tenório (jumento), além de toda a equipe, que "andou pra burro" para transformar uma simples peça infantil em uma atração repleta de dicas para a formação das crianças que lá estiveram. Os marmanjos que foram ao Teatro da UFF também tiveram a oportunidade de perceber críticas sociais insertas nas falas e nas canções durante toda a encenação de "Os Saltimbancos".

Vou ficando por aqui com a certeza de que esse belo trabalho será futuramente reconhecido em outros palcos do país e na torcida para que esse esforço possa servir de exemplo a outros grupos que vislumbram um futuro vitorioso e de sucesso.

Direção Geral: Thais Galliac e Juliana Gigante. Direção Musical: Bruno Silva. Direção de Atores: Orleni Torres. Roteiro: Thais Galliac, Juliana Gigante, Thiago Tenório e Daniel Chevrand. Piano: Victor Saraiva. Produção: Vox Produções.

3 comentários:

Anônimo disse...

Césinha! Demais! Demais! Adorei! Muito obrigado amigo!

Anônimo disse...

Parabéns pelo "blog"
Como pesquisadora e estudante de História, e admiradora na música popular devo parabenizá-lo!

Abraços

Anônimo disse...

Tudo que é inspirado na obra do nosso mestre Chico é capaz de nos emocionar! Um grande estímulo educativo às nossas crianças e à apreciação da boa literatura. Um grande beijo e parabéns pela iniciativa! ;]