sábado, agosto 12, 2006

E a Bossa continua Nova!


Fui parar no Mistura Fina, casa de shows aqui no Rio de Janeiro, a convite de Roberto Menescal para assistir ao show "Swingueira", mesmo nome dado ao mais recente álbum dele com Wanda Sá. . No palco: Roberto Menescal (voz e violão), Wanda Sá (voz e violão), André Souza (piano), Adriano Giffoni (baixo acústico) e Márcio Bahia (bateria) comprovaram que a nossa Bossa continua Nova, trazendo para o público um repertório mesclando o consagrado e novo, com selo de garantia de quem criou e viveu a Bossa.

O show é marcado pelas parcerias antigas e marcantes de Menescal com Ronaldo Bôscoli (Mar Amar, Errinho à toa, A morte de um Deus de sal, Copacabana de Sempre e Telefone), Lula Freire (Vai de vez, Amanhecendo e Adriana), Chico Buarque (Bye, Bye Brasil) e uma nova com Wanda Sá, intitulada "Ninguém". Além de contar com músicas de Billy Blanco (A Banca do Destino), Vinícius de Moraes e Baden Powel (Tem Dó) e uma nova composição de Pery Ribeiro, chamada "Um abraço no Menescal e no Bôscoli", homenageando uma das mais bem sucedidas duplas de compositores da MPB, com muita justiça.

Em um formato tradicional, Roberto Menescal e Wanda Sá, intercalaram músicas e histórias. Ah! Histórias da Bossa Nova. Se eu pudesse, pediria que eles fizessem um show só de histórias, pois eleva a alma, engrandece o pensamento, alimenta o nosso viver e reflete o que realmente há de bom na Música Popular Brasileira. Um banquinho e um contador de "causos" da Bossa. Algo mais? Talvez o violão, pra depois!

Apesar de ter ficado muito satisfeito com a qualidade do show, com as músicas e com os músicos, não posso negar que algo me chamou muito a atenção. Como eu disse acima, a nossa Bossa continua Nova, mas o público não me pareceu renovado, infelizmente. Não tenho certeza da capacidade do Mistura Fina, mas contei nos dedos da mão esquerda quantos jovens (na idade) estavam presentes. Eram quatro, contando comigo. E olha que a casa estava lotada, chutando pouco mais de cem lugares. Ainda assim, pelo belo espetáculo, fiquei satisfeito.

Salve Roberto Menescal! Salve Wanda Sá! Salve a MPB!

Nenhum comentário: