domingo, agosto 13, 2006

A voz da alma e o fole de fôlego


Por Jorge Moutinho

A voz suave, melodiosa, firme de Mônica Salmaso, embebida do mais puro mel da boa música popular brasileira, adicionada – verbo tão em moda em tempos de internet, msn, skype etc. – ao acordeom tão virtuosamente "foleado" por Toninho Ferragutti, que vale por um conjunto de baile ou – por que não? – até por uma orquestra. Esta é a receita de um extraordinário encontro de talentos que se viu em julho (duas únicas e disputadas apresentações) no palco do Teatro Rival, no Rio de Janeiro – na ocasião, quando vieram de São Paulo ao Rio de Janeiro para fazer os shows, os dois aproveitaram para dar uma bela entrevista a Ruy Faria (ex-MPB-4) no programa "De papo pro ar", na InterativaWebTV (www.interativawebtv.com.br).

No palco (aguarda-se um CD na agenda repleta dos dois), Mônica e Toninho lapidam pepitas como Santinha da serra, de Moacyr Santos (ao maestro de tantas "coisas" extraordinárias, nossas homenagens) e Vinícius de Moraes; Recenseamento no morro, de Assis Valente; a quase trágica Vingança (Francisco Mattoso e José Maria de Abreu), do repertório de Gastão Formenti; e tantas outras, com direito a uma canção do repertório do "sertânico" Elomar Figueira de Mello, "caboclo" de Vitória da Conquista (Bahia), da região das barrancas do Rio Gavião.

Profissionalismo, bom gosto, respeito à MPB e aos ouvidos do público, emoção à flor da pele. É nisso que dá o encontro de Toninho Ferragutti e Mônica Salmaso – a qual se revela no show uma exímia contadora de "causos". Como resultado, uma embevecida e emocionada platéia, sempre atenta para mais um bis. A música popular brasileira agradece.

2 comentários:

Anônimo disse...

:o)

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.