quarta-feira, dezembro 07, 2005

"Meu poeta eu hoje estou contente..."


Eu devo ter ido ao cinema nesses últimos três anos umas cinco vezes. Porém, só no último mês de novembro eu fui parar sete vezes na frente da telona. O que me levou a essa proeza? A resposta é fácil: "Coisa mais linda" e "Vinícius". Aqui vou me reservar a falar somente do filme de Miguel Faria Jr.

Na verdade não estou aqui para falar do filme e tenho dois bons motivos para isso: em primeiro lugar não quero atrapalhar a quem ainda não assistiu; em segundo, o Mocarzel que entende de filme não sou eu e sim Evaldo, meu "tio" cineasta. Aqui estou para falar sobre o principal personagem da película.

Às vezes, acredito que por ter nascido após sua morte, acho que Vinícius de Moraes é uma lenda. É inacreditável o que esse homem fez em toda sua vida. Um ser completamente apaixonado e apaixonante. Tenho a nítida sensação de que "Vininha" é de outro planeta e veio passar uma temporada aqui na Terra, uma temporada muito produtiva, diga-se de passagem.

Vinícius era apaixonado pelas pessoas. Bastava sentar ao bar com ele para virar um "parceirinho". Uma criatura grandiosa, que adorava as coisas no diminutivo: "Parceirinho, passa depois lá na minha casinha pra gente fazer uma musiquinha e tomar uma cervejinha". Assim era o Poeta: simples.

Falar de amor, rir de amor, sofrer de amor, brincar de amor. O fundamental é ter amor, e não é qualquer tipo de amor não, é amor de verdade: "que seja infinito enquanto dure". Vinícius de Moraes é estado de espírito. Vinícius de Moraes é aprender a ser responsável sem ter responsabilidade, é aprender a cantar ter sem música, é aprender a ler uma folha em branco, é aprender a ser feliz sem ter felicidade.

Vinícius de Moraes, poeta e diplomata, o branco mais preto do Brasil na linha direta de Xangô. Salve a MPB! Salve Vinícius de Moraes!

P.S.: Não resisti e vou ter que falar do filme, mas é curto e grosso. O Quarteto em Cy não aparece na história. Isso é um absurdo.

16 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cesinha, ótima iniciativa a sua !!! Salvemos a MPB !!! Tenho aquele texto seu aqui em casa até hoje, mt bom...
A música agradece a sua contribuição.
Quem sou eu para escrever sobre um poeta. É dificil explicar o inexplicável.

Yas Snape disse...

"Se eu tivesse, se eu tivesse muitos vícios, o meu nome o meu nome era Vinícius. Se esses vícios fossem muito imorais, o meu nome era Vinícios de Moraes." Genial!!! Mas acho que o filme poderia ser muito melhor, quanto ao poeta... Bom, deixo que as suas canções e poesias falem por ele.

Beijinhos

Anônimo disse...

Cesinha, muito legal o espaço que você criou. Parabéns! Bom, meu conhecimento sobre música não é algo que se possa chamar de conhecimento na realidade. Entretanto, quando se trata de Vinícios, o conhecimento se torna desnecessário. Basta abrir tua alma e deixar-te ser tocado, verás que nenhuma outra música jamais conseguiu te emocionar desta maneira e portanto, não terás dúvida de que só pode ser ele o grande e maior poeta cantor da história da MPB.

Anônimo disse...

Ainda não consegui ver esse filme ! Estou quase numa crise aqui !
Dá-lhe Vininha, nosso poetinha....que, vamos combinar, de poetinha não tinha nada ! Foi nosso grande poeta !
Cantou o amor e a felicidade como ninguém....
Bela homenagem !
Beijos
Naty

Anônimo disse...

A Naty que me passou o link do seu blog. Adorei a idéia de celebrar a MPB. Seus textos são ótimos, parabéns!
Quanto ao filme do vinicius é uma obra prima, por mais clichê que essa frase seja!

Anônimo disse...

Adorei seu blog!
Enquanto tava lendo lembrei de uma cantora que se chama GiGi TrujiLLo e que (ainda) pouca gente conhece. Se vc aainda não ouviu, dá uma passada no site dela www.gigi.art.br e ouve.
Apesra de que ela lembra mais Carmen Miranda e Rita Lee do que Viniciu de Moraes e Roberta Sá... mas acho que vc pode gostar!

bom, espero não ter enchido o saco e espero que vc não pense que isso é só uma propagandinha de bandas novas...

Anônimo disse...

Eu as vezes pergunto se não nasci na epoca errada...

Não me perdoo!

Otimo blog.

Bjs!

Anônimo disse...

É realmente um absurdo o Quarteto não fazer parte do filme... MAs ele é lindo, e ótimo para que nós, que só nascemos depois que o poetinha se foi, possamos nos sentir mais pertinho dele!
Parabéns mais uma vez pelo blog!

Heitor Augusto disse...

"Vinícius de Moraes é estado de espírito". Tu nem precisava ter redigido o restante do texto. Poderia ter colocado somente essa frase e entenderíamos quem é o poetinha. Sim, é muito bom estar Viniciuzado.
PS: coincidência ler teu texto agora, pois acabei de sair da sessão de "Vinicius".

Anônimo disse...

Realmente incrível magia...! Nessas horas percebo como é crônica e atuante a doença que insiste em tirar todo o lirismo e poesia do mundo. Enfm...que se torne hábito vermos rapazes como vc CESINHA, iconizando o que muitos hj tentam camuflar e até mesmo destruir, que é a boa música, a poesia da vida, entre outros...

Salve a boa música sem rótulos!

"Viver é mais importante que ser feliz!!!"

Anônimo disse...

Нmm it seems likе youг site
ate my first сomment (it was extremely long) so I guеss I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughly enjoying уour blog.
I as ωell am an asρirіng blοg bloggеr but I'm still new to the whole thing. Do you have any points for first-time blog writers? I'd gеnuіnely
аρprесiate it.

Cheсk out mу page :: Mouse Click the up coming website page

Anônimo disse...

I got this ωеb sіte from my buddy who informeԁ mе regarding this web ρаge аnd at the moment this time I аm browsing this web page
and reading very informatiѵe аrticleѕ hеrе.


Feel free to surf to my page Http://Thesciencesphere.Com

Anônimo disse...

Thank you a bunch for shаring this with all of uѕ you гeally know
what you're speaking about! Bookmarked. Please additionally discuss with my web site =). We may have a hyperlink alternate contract between us

Also visit my web page; biolabwiki.warsworldnews.com

Anônimo disse...

ӏ feel thіs is one of the most ѕignificаnt information foг me.
And i аm glad rеading yоuг artiсlе.
But want to rеmarκ οn few normal thіngs, The site ѕtyle is great,
thе articles іs truly greаt : D. Just right activity, сheers

Loοk аt my sіte www.dhgroup.ca

Anônimo disse...

Ηello, Neat post. There is a prοblem togethеr with your wеbsіte in іntегnet exploгer, сould check
thіs? IE nonethеlеsѕ is the markеt lеadег аnd a big еlemеnt of other fоlks
ωіll omit your wonderful wrіting bесauѕe of thiѕ ρrοblem.


Feel freе to ѕurf to my web sіte .
.. www.eu-ray.com

Anônimo disse...

It is not known if it is complete function or crippled in this distribution.
This protocol by specification is 10,400 baud.

my blog: equus code scanner