sábado, dezembro 03, 2005

Salvemos a verdadeira Música Popular Brasileira


Estava cá pensando com meus botões e me senti extremamente sozinho numa luta. Uma luta que consiste em mostrar para a nossa juventude a verdadeira música brasileira. Eu, com meus 20 anos, me sinto completamente isolado num mundo dominado por ritmos atordoantes, melodias sem doçura e letras absurdas, sem sentido. Como é triste ligar o rádio e ter que escutar músicas "enlatadas", ver a mídia nos empurrar Festa no apê e Fulana ingrata. É comovente ver artistas do porte de Ruy Faria e de Carlinhos Vergueiro atrás de gravadora, quando eram as gravadoras que deveriam estar correndo atrás deles, ou melhor, as gravadoras deveriam estar "quebrando o pau" por eles, mas não...

Fico me culpando, mesmo que injustamente, por não ter vivido em tempos atrás, no auge da Bossa Nova, de Chico Buarque, do MPB-4 (que com a saída de Ruy Faria perdeu sua identidade), do Quarteto em Cy, por exemplo. Lamento, mas quero gritar aos jovens de hoje: SALVEMOS NOSSO PATRIMÔNIO, SALVEMOS A VERDADEIRA MÚSICA BRASILEIRA! Vocês não imaginam o quanto eu sinto não ter podido assistir ao vivo a Elis Regina e Nara Leão, entre outros sensacionais ícones da nossa música. Hoje somos obrigados a ver imbecis que mal sabem dar um acorde no violão, ou sequer sabem o que é uma nota musical, subirem num palco e atrair milhares de pessoas para um show. E pior: se acham os "reis (ou rainhas) da cocada preta". Isso é irritante.

Talvez seja por isso que Chico Buarque de Hollanda tenha toda essa idolatria. Um artista que, para mim, se encontra entre os dez maiores da cultura nacional de todos os tempos. Chico Buarque engrandece sua obra e a si próprio, ao se preservar dessa mídia traiçoeira, que pode enaltecer alguém por um minuto e depois fuzilar esse mesmo alguém por semanas. Não é à toa que se costuma brincar dizendo que Chico parece Deus, pois todos sabem que Ele existe, mas ninguém vê. Genialidade, simplicidade, competência e carisma, esses foram os principais ingredientes da época de ouro da música brasileira e que poucos preservam até hoje. Citemos: Chico Buarque, Ruy Faria, Aldir Blanc, João Bosco, Toquinho, Roberto Menescal, João Gilberto, Marcos Valle, Edu Lobo, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, entre poucos outros.

Não consigo encontrar na juventude do fim do século XX e do início do XXI uma postura intelectual, nem criativa. Somos esmagados pela política do "copia e cola", os jovens têm preguiça de pensar. Os jornais são trocados por jogos eletrônicos. A nossa cultura é fortemente influenciada pela globalização (leia-se: "Estados Unidos"), que não é mais tão assustadora assim, porém continua engolindo a alma da arte brasileira. É difícil imaginar que nos tempos atuais possam surgir movimentos como a Bossa Nova, a Jovem Guarda ou a Tropicália, movimentos estes que foram criados por jovens, em diferentes épocas, sacudindo a música brasileira. E a cada dia que passa, parecem estar sendo esquecidos.

Os jovens de hoje, em sua esmagadora maioria, não fazem a menor idéia do que foram e o que representam essas correntes musicais; e os que fazem ficam como eu, dando murro em ponta de faca, querendo levar nas costas o peso da importância da verdadeira música brasileira, de porta em porta, de casa em casa, em vão. Às vezes encontro pessoas com a mesma linha de pensamento que eu, pessoas que já se demonstram cansadas de tentar gritar pela mobilização de resgate da MPB e tentam me convencer de que é uma loucura ficar nessa luta. Inclusive um dos grandes ícones da nossa música, já citado aqui por mais de uma vez, foi uma dessas pessoas que tentaram me demover dessa batalha. Ele me disse o seguinte: "Meu caro, tudo isso já vem de longe e dificilmente acabará. Pacifique-se, portanto. Vamos continuar fazendo a nossa parte, meu amigo, mais amenos, talvez".E respondi assim a ele: "Talvez eu realmente possa estar exagerando, mas me sinto na obrigação de pelo menos tentar gritar aos meus jovens colegas no sentido de alertá-los de que a música brasileira, a verdadeira, precisa de ajuda".

É isso que eu faço e vou continuar fazendo, mesmo remando contra a maré. Acredito no jovem brasileiro e na sua capacidade de reflexão, por isso espero que essas palavras de indignação sirvam para que, num futuro próximo, a verdadeira Música Popular Brasileira saia da UTI. Salve!

9 comentários:

Anônimo disse...

Quanta honra em ser a autora do primeiro comentário!... Justo eu, que nada (ou muito pouco) sei de música, uma leiga absoluta, estar "inaugurando" os comentários deste blog... A vida e suas irreverências!...
Mas me sinto à vontade em escrever, na condição, mais do que historiadora, de ouvinte voraz e dependente completa de música, já que a tomo por oxigênio. Estou encantada com o teu projeto, a tua execução e com tudo aquilo que integra o teu sonho. Siga tua estrada! E que muito mais do que caminhos para seguir, você consiga conservar a força e disposição dos pés para caminhar!
Muita luz e muito sucesso!
Beijos da amiga (e potencial consultora em História, sempre que quiser ou precisar),
Adriana Hassin.

Anônimo disse...

Você conseguiu expressar em palaras tudo que eu sinto com relação à nossa música. A tristeza que dá de não ter nascido antes, para poder aproveitá-la com mais intensidade... Tenho 16 anos e sinto isso de quererem nos "empurrar" certas músicas todos os dias. Parabéns por este blog! Serei frequentadora assídua
:D
PS: tu não me conheces. Vi na comunidade do Quarteto em Cy o link para esse blog...
Beijos
Laís Rosal

Anônimo disse...

Salvemos!

Tenho 16 anos e também sinto um pouco do que você sente. Queria ter presenciado esses ícones.

Vendo "Vinícius" e "Coisa mais linda", acho que alguma forma, é uma maneira de compreender esse passado que está mesmo passado. O presente tem que virar passado e não futuro. Mas o futuro pode resgatar o passado.

As pessoas da minha idade ouvem um tipo de música que não presta. Fico indignado e me chamam de culto. Culto é conhecer e valorizar o bom?

Temos que nos mexer. Não acredito, por mais otimista que eu seja, que essa geração poderá mudar. Mas a próxima poderá sim, se continuarmos com essa batalha.

Obrigado pelo excelente blog. Vou linkar no meu e gritar alto que isso aqui existe.

Parabéns!

Lucas França

PS: será bem vindo no meu blog, apareça.

Yas Snape disse...

Bom, eu já disse diretamente pra você tudo o que eu achei sobre esse texto, mas tenho uma coisa a acrescentar... Meu irmãozinho (Lucas) é muito fofo!!! E até o dia 6 ele ainda tem 15 aninhos!!! hehehehe.

Anônimo disse...

Muito maneiro o blog...
bom saber q já tem gente curtindo e trocando figurinha!!!
...também só tenho um pensamento:
A tristeza de não ter nascido antes. rsrs
Parabéns!!!
BEIJÃO
Maíra Frid

Cassio Cavalcante disse...

Oi Cesar,
Qualquer espaço que seja criado para a boa MPB, ja estará de parabens quanto mais esse q e muito bem feito. Comentarios leves e de facil leitura mais sem perder a principal meta, reverenciar a musica popular brasileira. O blog esta pefeito. Quero dizer tb q e um grande prazer te-lo na comunidade de Nara Leão no orkut.
um grande abraço

Anônimo disse...

aewww...te encontrei por acaso...
no orkut da minha dinda.. hihihi..
te adicionei.. :)
a minha vida é a música.. e a palavra música se resume a M.P.B..
adorei o seu flog...
cuide bem da minda dinda ai.. hein..

beijos..:*

Anônimo disse...

Arrasou!!!
Boa sorte na empreitada.

Martha

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.