domingo, dezembro 04, 2005

O "que é" Roberta Sá?

Alguém me responderia: "imagine Bebel Gilberto com laivos de Gal Costa e Marisa Monte". Outro alguém responderia: "uma jovem cantora com sua identidade musical muito bem definida. Impressiona pela sua segurança no palco e sua simpatia fora dele". Mais um diria: "afinada, segura e sem afetação, canta como que se respirasse". Essa é Roberta Varella Sá, a mais grata revelação da Música Popular Brasileira dos últimos anos.

"Uma cantora de samba que não sabe sambar". Quem um dia me disse isso nunca deve ter ido vê-la num show. Ora bolas, ela não canta com o pé! Roberta realmente não precisa sambar, até porque não canta só samba. Sua presença de palco é nítida, cada movimento que faz é acompanhado atentamente pelo público.

A voz? Sinceramente, nunca vi nada igual. Pode haver parecida, porém igual....

Tive o prazer de estar nos dois shows feitos por Roberta no Teatro Rival, nos dias 02 e 03/12. Tinha o público na mão. Com os pés descalços e com uma requebrada única, a menina cantora transformou seu show em um lindo espetáculo. Mesmo quando esqueceu a letra da “Valsa da Solidão” de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, Roberta manteve a postura, parou suavemente a melodia e disse: "Gente, esqueci a letra"; e foi aplaudidíssima, assim como durante todo o show, em ambos os dias. Não posso deixar de citar a banda que acompanha a menina Sá: músicos de primeira. Em especial Antônia, a violonista, como toca bem! Pedro Luís (sem a "Parede", mas com seu cavaco) abrilhantou os dois dias. A bamba Juliana Diniz deu o ar da graça no segundo dia, fazendo uma bela participação.

Pois bem. Não tenho medo de exagerar dizendo que Roberta Sá tem hoje a mais bela voz da Música Popular Brasileira. Tenho certeza que ainda falarei muito dela por aqui. Ah, aconselho que comprem seu CD. É uma obra prima. "Braseiro" é o nome do álbum.

Chico Buarque disse sobre Dorival Caymmi: "Eu não sei de onde veio Caymmi e não sei para onde vai Caymmi". Guardadas devidas proporções, eu digo sobre Roberta Sá: "Eu sei de onde veio Roberta, mas não sei para onde vai Roberta".

Outras informações:
http://www.robertasa.com.br

8 comentários:

Anônimo disse...

Quanta honra em ser a autora do primeiro comentário!... Justo eu, que nada (ou muito pouco) sei de música, uma leiga absoluta, estar "inaugurando" os comentários deste blog... A vida e suas irreverências!...
Mas me sinto à vontade em escrever, mais do que como historiadora, na condição de ouvinte voraz e dependente completa de música, já que a tomo por oxigênio. Estou encantada com o teu projeto, a tua execução e com tudo aquilo que integra o teu sonho. Siga tua estrada! E que, muito mais do que caminhos para seguir, você consiga conservar a força e a disposição dos pés para caminhar!
Muita luz e muito sucesso!
Beijos da amiga (e potencial consultora em História, sempre que quiser ou precisar),
Adriana Hassin.

Anônimo disse...

Putz !!!
Roberta Sá é o novo nome da MPB ! Ela encanta não só pela bela voz, mas pela presença de palco e simpatia...
Essa moça vai longe, com certeza ! E torço para que isso aconteça...
Estou aguardando ansiosa pelos shows dela aqui em Niterói... irei nos dois dias, sem dúvidas !
Beijos
Naty

Anônimo disse...

Ela é ótima.

Anônimo disse...

Gostou da Roberta, né manganão?!!!!
Muito bem. Tem bom gosto.
Brincadeira, Cesar, vá em frente, meu caro.

Anônimo disse...

É mesmo.

Anônimo disse...

Cesinha,
louvável a sua iniciativa!
Esse blog tem tudo para ser um estouro! Pela proposta e pelo autor, motivos não faltarão!!

Realmente, a Roberta Sá é fantástica
hehehehehe
mais um motivo para salvar a MPB!


Bitocaaaaa

Anônimo disse...

Roberta Sá é uma amiga muito especial pra mim, ela é uma cantora mais q talentosa e profissional, eu só tenhoi a agradecê-la por me fazer mais feliz toda vez q escuto seu disco, ooppsss, quer dizer, seu disco não, seu diamante cravado de rubis, ouros, cristais e esmeraldas.....
Bjus
Amo Roberta
Teris

Heitor Augusto disse...

vou procurar showzinhos da Roberta, nunca a ouvi. Mas, sobre ser "a mais grata revelação da MPB", me sinto na obrigação de defender Da Mata e Salmaso. As duas são gigantes. E gosto tb de Pedro Mariano (que ñ é tão "nova" geração assim, mas...)