sábado, dezembro 10, 2005

"Não chore ainda não, que eu tenho um violão e nós vamos cantar..."


Êta companheiro bão! Vinícius de Moraes dizia: "Se o cachorro é o melhor amigo do homem, o uísque é o cachorro engarrafado". Pois bem, se o poetinha falou, está falado. Mas há de se salientar, que outro grande amigo do homem é o violão. É claro que o instrumento é de mais difícil transporte que uma simples garrafa de uísque. Os prazeres também são diferentes, mas uma dose de "cachorro engarrafado" junto de um belo acorde no violão, traz sensações indescritíveis.

Um violão debaixo do braço, uma roda de amigos desafinados, uma Bossa Nova, um sarau, um luau. Música, muita música (da boa). O que é música boa? Respondo facilmente e sem hipocrisia: música boa é o que quase não se faz mais hoje em dia, ou melhor, até se faz, mas não temos oportunidade de escuta-las. A mídia nos engole. Alguém me indagaria: "Mas quem é você para julgar o que é música boa e o que é música ruim?". E eu responderia: escute Tom Jobim e depois, logo depois, segundos depois, escute Kelly Key. Se a pessoa estiver em sã consciência, terá o mesmo poder de julgamento que eu.

Mas estou aqui para falar do violão. Instrumento companheiro, cúmplice dos mais diversos tipos de estados de espírito: felicidade, tristeza, alegria, insatisfação, revolta, louvor, protesto, sabedoria, angústia, paz, amor, paixão, dentre tantos e tantos outros. A maioria dos grandes compositores do nosso vasto e lindo país usou o próprio violão como parte de suas obras, vide o título desse texto, retirado da canção "Olê, Olá", de Chico Buarque de Hollanda.

Faço aqui esta pequena homenagem a um dos grandes culpados pela criação de músicas em todo o mundo, principalmente na nossa MPB.

12 comentários:

Anônimo disse...

"Poeta, meu poeta camarada
Poeta da pesada, do pagode e do perdão
Perdoa essa canção improvisada
Em tua inspiração, de todo o coração
Da moça e do violão, do fundo...
Poeta, poetinha vagabundo
Quem dera todo mundo fosse assim feito você
Que a vida não gosta de esperar
A vida é pra valer, a vida é pra levar
Vinícius, velho, saravá...
Poeta, poetinha vagabundo
Virado, viramundo,
Vira e mexe, paga e vê
Que a vida não gosta de esperar
A vida é pra valer
A vida é pra levar
Vinícius, velho, saravá..."
(Samba pra Vinícius- Toquinho e Chico Buarque)

Com certeza, os melhores amigos do poetinha foram o whisky e o violão !
Ele soube viver a vida... ah, e como soube !!!

Beijos
Naty

Anônimo disse...

Ai, se todos os culpados do mundo cometessem esse tipo de crime, ele seria muito mais bonito.

Excelente Blog, querido. Não poderia esperar nada menos que isso...

Saudades das conversas Buarquianas. Prometo que nosso Chopp sai este final de semana.

Beijos

Anônimo disse...

Achei seu blog de muito bom gosto! Viva a MPB!

Anônimo disse...

Para entrar no clima e citar uma das frases mais marcantes do Vinícius para mim, lá vai: "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida".

Adorei o blog!
Irei visitá-lo sempre que puder!

Beijo

Anônimo disse...

Salve, salve o violão! Que ele seja bem usado e bem ouvido!

rogerio santos disse...

Viva o Violão, a Cachaça, a Cerveja, Alegria brasileira !!!

Super Blog !

Um abraço
Rogerio

Heitor Augusto disse...

sim, violão é divino. mas ainda sou adepto da possibilidade de transcender com uma boa voz, coisa que ñ consigo somente com o violão. Explico: ouvir "canto de ossanha" tocado por Baden é arrepiante. Mas ouvir Vinicius dizendo "vai, vai, vai, vai, não vou" é mais que sensibilizador. É tudo!
Que tal casarmos, então, violão em voz? Assim não há um fratricídio.
abraços

Heitor Augusto disse...

Cadê críticas!? Quero mais críticas! Agora que coloquei o "Salve a MPB" nos Meus Favoritos, tenho de alimentar meu insano desejo de devorar MPB. Vai me ajudar a realizar esse desejo?
PS: coloquei uma resenha sobre "Palavras de Amor", que estreou semana passada. Com Richard Gere ("Uma Linda Mulher") e Juliette Binoche ("Chocolate")

Heitor Augusto disse...

Homem de Deus, estou me sentindo um viajante sem rumo visitando diriamente seu blog sem encontrar algo de novo para ler. Que tal falar de "Maria Bethânia - Música e Perfume"?
abs

Anônimo disse...

Cesar !!!
Está na hora de atualizar o blog, hein !?
Beijos
Naty

Anônimo disse...

Parabéns!

Viva a MPB
Por incrível que pareça, nesse exato momento escuto "Canto de Ossanha" na Rádio UOL, nunca havia escutado essa magnífica canção do nosso eterno Baden Powell.

Anônimo disse...

Excelente só o violão pra expressar mesmo que em vozes desafinadas toda a sencibilidade do momento e da alma.
Grande Abraço